skip to Main Content

Como se preparar financeiramente para a compra de um imóvel?

Comprar uma casa é o sonho de milhões de brasileiros. Afinal, essa é uma excelente oportunidade para sair do aluguel e garantir um lar para morar com conforto e qualidade. Porém, para não transformar esse sonho em pesadelo, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com relação ao planejamento financeiro, pois a ideia de comprar um imóvel é ter também tranquilidade.

Ciente disso, preparamos este conteúdo para apresentar algumas dicas sobre como se preparar financeiramente para a compra de um imóvel. Confira!

Conheça sua realidade financeira

Antes de comprar o imóvel de sua preferência, é importante que conheça a fundo sua situação financeira, ou seja, se a sua realidade atual permite que você faça um investimento de alto custo e em longo prazo. Afinal, um financiamento imobiliário pode durar 30 anos.

Por isso, como primeira dica, faça um levantamento de suas dívidas e fontes de renda. Por exemplo, com relação a este último, salário, aluguel, se for o caso, pensão, etc.

Em relação às dívidas, é importante que faça um levantamento considerando os custos fixos e variáveis. Os custos fixos podem ser compreendidos como aqueles que você terá de pagar mensalmente, como conta de água, energia, internet, etc. Os variáveis, por sua vez, dizem respeito aos custos com dívidas temporárias, como a compra de um eletrodoméstico parcelado em 5 vezes.

Ao fazer esse levantamento, fica mais fácil compreender sua situação financeira e desenvolver um planejamento financeiro de acordo com isso e com o seu objetivo de comprar um imóvel.

Constitua um fundo de reserva

Além de ser necessário conhecer sua realidade financeira, é de fundamental importância constituir um fundo de reserva, que permita a você honrar seu compromisso de pagar as parcelas do imóvel.

Afinal, como sabemos, inúmeros imprevistos podem surgir, como desemprego, por exemplo. Mas tendo um fundo financeiro, você fica assegurado (a), até que as coisas voltem ao normal.

Evite fazer gastos desnecessários

Para se preparar financeiramente para a compra de um imóvel, é também essencial que tenha maior controle em relação aos seus gastos. O ideal é que evite fazer gastos desnecessários, como comprar um item que você não precisa naquele momento.

O controle financeiro é importante não apenas antes da compra, pois assim você consegue juntar dinheiro para dar entrada no imóvel, mas, principalmente, depois. Afinal, ao comprar um imóvel, você assumirá um financiamento que conta, normalmente, com um prazo longo. Dessa forma, estar com as contas em dia é essencial.

Utilize um sistema de gestão financeira

Como dica extra, utilize um sistema de gestão financeira para se planejar para a compra de seu imóvel. Normalmente, uma tecnologia de gestão financeira conta com recursos que possibilitam que administre melhor seu dinheiro, como controle de entrada e saída.

Além disso, os aplicativos modernos de gestão financeira apresentam dados que permitem a você verificar em quais setores você tem gastado mais, como lazer, comida etc. Assim, você pode cortar os gastos que considerar desnecessários.

Então, gostou das dicas que apresentamos aqui sobre como se preparar financeiramente para a compra de um imóvel? Esperamos que sim. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de preencher o formulário a seguir. Ao fazer isso, nossos consultores entrarão em contato com você. Aproveite!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU? COMPARTILHE E DIVULGUE 📣
OLÁ FUTURO PROPRIETÁRIO 👋

Descubra agora mesmo como realizar o sonho da casa própria:




    DA UMA OLHADINHA NESSE IMÓVEL 👀
    SEPARAMOS ESSAS DICAS PRA VOCÊ 😉
    Back To Top
    ACESSE O MANUAL DO COMPRADOR!
    Não erre na hora de comprar seu imóvel. Preencha: